[blog] «Governo encaminha extinção da CEITEC em seu melhor momento»

Do site A Revolução Industrial Brasileira:

Comento:

Um dos vários sintomas agudos do obscurantismo que tomou e continua a tomar conta do Brasil é a extinção da CEITEC. Nenhum espanto quanto a isso.

O espanto é a movimentação contra a sua extinção, praticamente anunciada desde antes da posse do atual governo, ter começado tão tardiamente pela comunidade de Alta Tecnologia brasileira. A CEITEC foi das primeiras empresas a serem ventiladas para desestatização. No caso a extinção sempre foi o caminho mais provável pela conjuntura.

Antes de qualquer informação oficial, o ex-Secretário de Desestatizações fartou-se em dar à imprensa relatos – no mínimo – desinformados sobre o que ocorria lá dentro (sem nenhuma réplica oficial da Companhia, friso), como o abaixo:

«Mattar também falou indiretamente do Ceitec: “Existem casos como o de uma estatal que deveria produzir um chip para monitorar os rebanhos. O tal chip, que é instalado na orelha do boi, nem é produzido no Brasil”. »

Não seria necessário comentar que a redução da CEITEC ao chamado “chip do boi” é proposital, ainda que não exista nenhum demérito neste produto. Soa demasiado simples para justificar a existência de uma Estatal. Basta um google para saber o que mais a CEITEC criou e cria. Isto se ainda quisermos manter o debate tacanho e falarmos só em produtos e não em estratégias de desenvolvimento nacional. Pensar que a CEITEC têm problemas a serem resolvidos ou que seu percurso desviou do desejável, é razoável. Entretanto a extinção como solução é só obscuro.

(Não é matéria da capa do jornal na data)

Autor: Antonio Giacomelli de Oliveira

Engenheiro Eletrônico

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s