Do site A Revolução Industrial Brasileira:
Comento:
Um dos vários sintomas agudos do obscurantismo que tomou e continua a tomar conta do Brasil é a extinção da CEITEC. Nenhum espanto quanto a isso.
O espanto é a movimentação contra a sua extinção, praticamente anunciada desde antes da posse do atual governo, ter começado tão tardiamente pela comunidade de Alta Tecnologia brasileira. A CEITEC foi das primeiras empresas a serem ventiladas para desestatização. No caso a extinção sempre foi o caminho mais provável pela conjuntura.
Antes de qualquer informação oficial, o ex-Secretário de Desestatizações fartou-se em dar à imprensa relatos – no mínimo – desinformados sobre o que ocorria lá dentro (sem nenhuma réplica oficial da Companhia, friso), como o abaixo:
Não seria necessário comentar que a redução da CEITEC ao chamado “chip do boi” é proposital, ainda que não exista nenhum demérito neste produto. Soa demasiado simples para justificar a existência de uma Estatal. Basta um google para saber o que mais a CEITEC criou e cria. Isto se ainda quisermos manter o debate tacanho e falarmos só em produtos e não em estratégias de desenvolvimento nacional. Pensar que a CEITEC têm problemas a serem resolvidos ou que seu percurso desviou do desejável, é razoável. Entretanto a extinção como solução é só obscuro.
